Escultura

Escultura dourada e policromada

Esta escultura representativa de Santa Bárbara, do século XVIII, apresentava grandes problemas estruturais, causados por insetos xilófagos.

No passado já tinha sofrido uma intervenção de conservação e restauro, sendo que alguns dos seus aspetos físicos lhe foram alterados: foram-lhe pintados os olhos e o cabelo de preto, assim como as pestanas e sobrancelhas. Também as zonas onde existiria folha de ouro tinham sido pintadas com uma tinta que começou a oxidar.

A escultura foi limpa na totalidade, deixando-se apenas o original. As galerias deixadas pelos insetos xilófagos e as rachas foram preenchidas. De seguida optou-se por revestir a folha dourada as zonas onde este existia originalmente e foi aplicada uma pátina de modo a que o ouro novo se integrasse no original. Os dedos e as restantes peças em falta foram refeitas e reaplicadas. Na zona da face da escultura os olhos, as pestanas e as sobrancelhas tiveram de ser refeitos, tendo como referência esculturas coevas do possível autor/escola.

Escultura de roca policromada

Nas primeiras duas imagens pode ver-se a escultura de São Francisco de Assis quando chegou ao atelier. Nas últimas duas, o resultado final depois da limpeza, colocação de olhos, preenchimentos, reintegração cromática e recolocação do braço (cujo mecanismo estava obsoleto) e novas vestes franciscanas.