Reabilitação de um armazém em Loulé

Este armazém situado numa zona semiperiférica da cidade Loulé encontrava-se em muito mau estado de conservação e as suas fachadas não apresentavam grande valor estético.

O objetivo do projeto era, portanto, reabilitar o interior de modo a criar um edifício de habitação.

O projeto da SENTIRE procurou valorizar o edifício tanto através da mudança de uso (para edifício habitacional) como através da subdivisão em dois apartamentos (um T1 e um T2).

O reaproveitamento do espaço e o alinhamento da fachada pelos edifícios do lado permitiu a criação dois pisos. A orientação Sul/Norte e o acesso direto para uma rua bastante movimentada e quase sem passeio eram os desafios principais.

A Norte colocaram-se as garagens, indispensáveis neste local, e no piso 1 os quartos com as instalações sanitárias do T2. A Sul ficaram os espaços mais públicos da habitação como sala de estar/sala de jantar e cozinha, com uma varanda coberta de boas dimensões.

O acesso à habitação faz-se pela garagem e as janelas do T1, que dão diretamente, para a rua estão equipadas com um sistema de lâminas verticais metálicas que permitem abrir e fechar, permitindo captar-se uma grande parte luminosidade mantendo ainda assim a privacidade.