Casa da Pena

Antes
Depois

Esta antiga casa de traçado tradicional algarvio foi reabilitada e ampliada tirando partido das fantásticas vistas para a Rocha da Pena e para o vale em direção a Salir.

A casa encontrava-se em mau estado, mas apresentava elementos tradicionais muito particulares que se procurou sempre manter, respeitando a sua singularidade e autenticidade.

O resultado é uma moradia V3 com excelentes áreas, com piscina, garagem e terraços com vistas deslumbrantes.


As vistas e os materiais preexistentes serviram, sem dúvida, de grande inspiração para o desenvolvimento do projeto.


Quanto às vistas:

A casa desenvolve-se voltada a sul com um largo terraço onde se implantou uma piscina infinita à cota mais alta. Os seus dois braços nascente e poente estendem-se direcionados para as vistas desafogadas (Rocha da Pena e Vale a nascente).


Quanto aos materiais:

O material de eleição foi a pedra para o revestimento das paredes exteriores visíveis a partir de fora. Este material intrinsecamente ligado à alvenaria de pedra utilizada na construção tradicional transmite a monumentalidade e solidez pretendida. Já no interior do terraço/pátio, mais privado, os espaços interiores fundem-se com o exterior, com a água e a luz. Neste espaço as paredes caiadas, as molduras dos vãos, em pedra, e os telhados sobressaem na presença do vidro.

A madeira e as canas surgem no projeto com elementos mais efémeros associados ao sombreamento e ao mobiliário, ao contrário da função estrutural que tinham na antiga casa.