Requalificação do eixo central da baixa de Faro

Concurso Público Internacional

O Concurso de Ideias lançado pela Câmara Municipal de Faro previa a requalificação do denominado eixo central da baixa da cidade de Faro.

Este eixo contempla a zona entre o Largo de São Francisco e a Estação Ferroviária.

O projeto deveria assim responder a uma uniformização da linguagem urbana de toda esta zona e providenciar novas infraestruturas e todas as alterações necessárias para corresponder às necessidades atuais da cidade.


Hoje em dia, na Baixa de Faro, a Ria Formosa apresenta-se como um elemento distante. Os únicos locais onde podemos verdadeiramente usufruir das paisagens ou da relação de proximidade com a água são edifícios altos com vista ou cais de embarque. Mesmo quando estamos a escassos metros da água a presença da linha férrea é sempre um elemento perturbador.

A ideia do projeto define um princípio orientador que consiste em devolver às pessoas as vistas, a proximidade e a sua relação histórica com a Ria Formosa.

A água enquanto elemento de vida que vai delineando a paisagem (numa referência aos canais da Ria) é o mote para unir os espaços e criar um percurso. Desta forma pretende-se criar:

Jardim Manuel Bivar

Reformulação do jardim para lhe atribuir um cariz monumental com a introdução de espelhos de água e fontes adornadas com azulejo azul e branco.

Espelhos de água que trazem luz e frescura à cidade.

Muralhas

Criação de um jardim elevado onde não se sinta a presença da linha férrea...

Avenida da República

Mais zonas pedonais e menos trânsito, mantendo ainda assim todas as funções existentes. O trânsito automóvel passa a sentido único e será desviado para trás da estação rodoviária e do Hotel Eva onde se cria um parque de estacionamento subterrâneo. Desta forma a Avenida torna-se mais pedonal, estimulando as lojas, negócios e turismo nesta zona e proporcionando uma entrada qualificada na cidade para quem chega tanto de comboio como de autocarro. Cria-se assim esta "Avenida Azul" em referência ao facto de a água da Ria Formosa ter, em tempos, ocupado o local, factos históricos que podem ir sendo relatados através de frases pintadas no pavimento.

UM PROJETO DESENVOLVIDO EM COLABORAÇÃO COM O ARQUITETO PAISAGISTA VÍTOR PINA.